terça-feira, 19 de dezembro de 2017

"Apenas um jogador justo e honesto" - como Joe Marston queria ser lembrado


O legado de Joe Marston é profundo. Craig Johnston chamou Marston de sua inspiração, e Tim Cahill, por sua vez, se referiu ao meio-campista de Liverpool como seu modelo.
Desde a triste morte de Marston no domingo aos 89 anos - ele era a seleção mais velha da Austrália Jogador - os elogios têm sido muito louvados, embora em sua maioria modestos em seu tamanho, apesar da amplitude de suas realizações.
Marston foi descrito como um "ground-breaker", "pioneiro" e o "avô de Futebol australiano ". Ele era tudo isso e muito mais. Domocrós Joe Marston morre aos 89 anos Leia mais
Na maioria dos países, Joe Marston seria um nome familiar e um ícone esportivo.Na Austrália, esse nível de veneração é reservado principalmente para jogadores de críquete e australianos, e nunca poderia ser alcançado por um jogador de futebol da época.
Curiosamente, o próprio Marston nunca teria tido outra maneira . Aqueles que encontraram Marston - e considero-me extremamente afortunado por estar entre aqueles - referem-se uniformemente a ele como um cavalheiro de grande humildade, que se orgulhava de uma natureza igualitária.Os visitantes da casa de Marston em Umina, na costa central de NSW, foram recebidos com quantidades abundantes de teacake e calor genuíno.
Perguntado em uma entrevista alguns anos atrás, como ele gostaria de ser lembrado, Marston respondeu: " Oh, apenas como um jogador justo e um jogador honesto. "Essa linha simples falou muito.
No entanto, as conquistas de Marston foram verdadeiramente notáveis ​​e definiram o padrão para as próximas décadas. Sua mudança para a Inglaterra em 1950 previu a tendência atual, mas sua jornada foi tão improvável quanto foi inovadora.
Marston passou cinco anos de sucesso em Preston North End como um defensor central, ajudando a clube vencerá a Segunda Divisão e depois alcançará a final da Copa FA de 1954, que o seu time perdeu 3-2 para West Bromwich Albion.Sem Socceroo repetiu a última conquista até Cahill exatamente 50 anos depois, embora Johnston tenha marcado na final de 1986.
Marston terminou seu time na Inglaterra com seleção para a Liga da Inglaterra XI que enfrentava seus homólogos escoceses no Hampden Park . Seu companheiro de quarto em Glasgow era Duncan Edwards, do Manchester United, a jovem estrela brilhante do futebol inglês que seria morto no desastre aéreo de Munique alguns anos depois.
Uma figura muito popular para o clube no coração de defesa, Marston terminou seu mandato em Deepdale serenada com a melodia de Waltzing Matilda interpretada pela banda de música local e apoiada por uma admirável fã de 30 mil. Joe Marston apareceu em um selo postal como parte da questão do carimbo de legenda australiana Australian Australia.Fotografia: Australia Post / PR IMAGE
Marston foi nomeado em quarto lugar na lista dos 100 melhores jogadores do clube, uma lista liderada pelo lendário Tom Finney, de quem o australiano assumiu a braçadeira do capitão.
Marston ganhou 37 caps durante sua carreira de 11 anos na seleção nacional - um número significativo em uma época em que a Austrália jogou poucos internacionais. Marston é considerado por muitos como o primeiro treinador da Austrália, depois de ter sido nomeado para liderar a equipe dentro e fora do campo em sua série doméstica contra a Nova Zelândia em 1958.Ele também é um dos dois únicos futebolistas australianos, juntamente com Johnny Warren, a receber um MBE.
As decepções foram poucas, embora Marston tenha sido considerado inelegível para representar a Austrália nas Olimpíadas de 1956 em Melbourne devido ao seu tempo como um profissional na Inglaterra.
Ted Smith, um dos membros mais jovens da geração '56, diz que a cobertura das conquistas de Marston na época era escassa, na melhor das hipóteses, e que muitos jogadores locais ainda não teriam sido ciente de que Marston apareceu na final da FA Cup.
"A cobertura geral do futebol [em Victoria] foi no mínimo melhor, e as regras australianas dominaram tudo", disse Smith. "Eu me lembro de me sentar durante algumas horas de novidades apenas para uma chance de ver breves destaques da corrida final da FA Cup novamente." Facebook Twitter Pinterest
Crescendo em Lilyfield no oeste interior de Sydney, Marston começou com o clube local Leichhardt-Annandale e imediatamente fez a transição para o time sênior apesar da presença de inúmeros internacionais.Ele conheceu a Edie, parceira de longa vida, na arquibancada Lambert Park do clube, que desde então foi reconstruída como um pavilhão e nomeada em sua homenagem. A vida de Marston mudou nos últimos dias da década de 1940. Sua outra paixão foi o surf, e no verão, ele poderia ser encontrado na Whale Beach, nos arredores do norte de Sydney, como um salva-vidas voluntário. Um fim de semana, a chamada veio para a casa do clube que Marston foi oferecido um julgamento em Preston, com base nos contatos e recomendação de um apoiante Leichhardt inglês bem considerado. O aprendizado em um fabricante de pincel local pode aguardar. Dentro de dois meses, Marston encontrou-se na Inglaterra pós-guerra jogando futebol em meio a neve e lama.Foi um mundo longe em todos os sentidos.
Em parte devido a uma calorosa recepção em Lancashire, e em parte devido a uma ética de trabalho honesta - que sobreviveu ao longo de seus últimos anos - Marston teve sucesso em sua extraordinária oportunidade .
Os seus conquistas foram reconhecidos de várias maneiras ao longo dos anos. Mais notavelmente, o jogo reconhece sua contribuição anualmente com a Medalha de Joe Marston para o melhor jogador da grande final.
Um pequeno e agora dilapidado bar no Parramatta Stadium também foi nomeado em homenagem a Marston, mas palestras em comparação com os edifícios grandiosos no estádio com o nome das identidades locais da liga de rugby cujo impacto em seu esporte particular não é tão grande. Tal é o status tradicional do futebol na paisagem esportiva australiana.
"Josa" sem dúvida seria unbothered.Alto e vertical com um aperto de mão firme, mesmo ao longo de seus últimos anos, Marston estava com razão orgulhoso de suas realizações históricas. Mas a arrogância e a auto-importância não faziam parte do personagem de Marston. Os valores familiares simples e apenas ser um bom tipo foram muito mais importantes.
"Sua inspiração e legado foi e ainda é tremendo", diz Smith. "E isso ainda está sendo sentido hoje e continuará por muito tempo no futuro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário